FOTO ESCAMBO
F O T O E S C A M B O
Amigos, a Argosfoto apoia e participa da idéia do Fotoescambo. Uma das iniciativas mais felizes para apaixonados por fotografia nos últimos anos. Colecionar trocando, doe uma foto e escolha outra. Um enorme desprendimento para o ego e uma agradável surpresas para aqueles de mente aberta. Escolher a foto que agrada sem saber o autor, que só será revelado posteriormente!
Começou no FestFotoPoa em 2010, repetiu o sucesso no Paraty em Foco e no Território da Foto em São Paulo. Em Março teremos dose dupla de escambo. Participe. O primeiro será durante o Canela Foto Workshops nos dias 1, 2 e 3 de Março e outro em Salvador no dia 19 de março.
“O Foto Escambo é um projeto democrático que visa fomentar o colecionismo e o apreço pela imagem.
Usando esta forma ancestral de comércio, a troca de um bem por outro, sem a necessidade de dinheiro, promovemos uma interação entre pessoas que gostam de fotografia.
A dinâmica é simples: formado um banco inicial de imagens, estas são expostas em forma de varal, sem identificação do autor e disponibilizadas para serem trocadas pelos interessados. Amadores e profissionais se misturam e escolhem a foto que mais lhes agrada, deixando uma de autoria própria no lugar da retirada.
Histórico
O projeto teve início em abril de 2010, primeiro em parceria com o Grupo Baita Profissional, durante o 4° FestFotoPoa. Sob o nome “Varal do Escambo” e de forma independente do festival, os fios foram instalados em frente ao Café do Cofre, no Santander Cultural.
Fomos, a partir do sucesso de Porto Alegre, convidados pelo Paraty em Foco 2010 para fazer por lá o Foto Escambo.
Movimento durante o Foto Escambo no Paraty em Foco 2010.
E, em parceria com o Território da Foto, produzimos uma edição em São Paulo no final de novembro de 2010.
Movimento durante o Foto Escambo no Território da Foto – SP
Com média de quinhentas fotos inscritas nos festivais e duzentas e cinquenta na edição de um dia em São Paulo, o evento estimula o apreço pelo colecionismo, a troca de experiências e a valorização pela imagem, uma vez que uma das características do Escambo é só revelar o autor do trabalho depois da foto ser escolhida. O projeto agradou e teve grande aceitação do público.
Como Funciona
Solicitamos doações fotográficas de profissionais, estas formam um banco de reserva e servem para atrair os participantes e alimentar sistematicamente o varal.
É montado um varal onde são expostas fotos de doadores e inscritas, misturadas e sem identificação de autor. As fotos são identificadas com um número de inscrição colado no verso.
Os participantes escolhem de uma a cinco fotos de sua autoria. De preferência, imagens variadas, copiam em processo para longa duração, em papel fotográfico ou de algodão no tamanho mínimo de 20x30cm. Não devem identificar suas fotos. Este procedimento visa a fortalecer o apreço pela imagem e não, pelo autor. Inscrevem as fotos antes de trocar. As inscrições são feitas no dia do evento. O processo é simples: registra-se um contato do participante e cada foto inscrita recebe uma etiqueta numerada. Uma vez inscrito o participante escolhe uma foto em exposição e troca pela sua, conforme o número de trabalhos inscritos no máximo de cinco.
A autoria dos trabalhos é revelada após o evento, com a publicação da lista no blog do Escambo com os autores correspondentes aos números colados em cada foto.
Os profissionais abaixo já participaram do Foto Escambo:
Daniel Marenco, Fernanda Chemale, Arnaldo Carvalho, Dirceu Maués, Luciana Whitaker, Leopoldo Plenz, Juan Esteves, Jonne Roriz, Marcos Issa, Adri Felden, Kazuo Okubo, Felipe Lopez, Eduardo Muylaert, Lucille Kanzawa, Paula Marina, Anik Polo, Luciana Cavalcanti, Stefan Schmeling, Fernando Martinho, Fifi Tong, Du Ribeiro, Gabriel Boieras, Luciana Cattani, Galeria Experiência, Inaê Coutinho, Walter Firmo, Penna Prearo, Claudio Edinger, Clício, Eneida Serrano, gUi Mohallem, Iatã Cannabrava, João Wainer, Nair Benedicto, Ricardo Teles, Rosângela Rennó, Saulo Haruo Ohara, Tom Lisboa, Tadeu Vilani e Tony de Marco.”
Hans
17 de fevereiro de 2011 @ 22:59
Bah! Valeu merrmão!