Meu HD “morreu” e não tenho backup (!) – Consigo recuperar as imagens em baixa, que estão nos previews do Lightroom?
Uma ex-aluna do curso de Lightroom me pede uma dica, que pode servir para outras pessoas com problemas semelhantes:
“Fui tua aluna em um workshop de lightroom no Ateliê da Imagem. Estou te escrevendo pois é muito importante mesmo. Fiz com uma amiga um casamento e salvei todas as fotos no meu hd novo, mas não havia feito back up e ele, não sei bem como, morreu. Não cabe nem comentar o quão péssima e amadora estou me sentindo. Mesmo.
Ele está na assistência faz quase um mês e só conseguiram coisas corrompidas até agora. Minha pergunta: existe alguma possibilidade de eu conseguir essas fotos em baixa pelo lightroom? Eu ainda consigo visualizar elas, pois eu estava tratando elas através do programa. Tem o esquema da web tb, não? Pelo menos botar lá…será que dá sem as fotos originais? Alguma sugestão? Qualquer coisa ou idéia é super master blaster bem-vinda.”
A resposta é: Sim, há caminhos salvar as imagens em baixa resolução, do tamanho do Preview que foi criado pelo LR. Já é bem melhor do que nada!
CAMINHO 1 ; LRViewer
– A PRIMEIRA coisa a fazer é duplicar o catálogo e os previews que deseja recuperar. Pode fazer isso exportando apenas as fotos a serem recuperadas como novo catálogo, lembrando-se de marcar a opção “incluir visualizações disponíveis”
– Depois, procure o software LRViewer, de Marc Rochkind (http://basepath.com/ImageIngester/LRViewer-info.php) IMPORTANTE: O criador deste software não dá mais suporte a ele, mas consegui baixá-lo no seguinte endereço, e funcionou com o LR3 no meu Mac com o Lion. Também há uma versão para PC: http://basepath.com/LRViewer/. Existe outro software para Mac, indicado pelo prório Marc Rochkind, o File Juicer, que porém nem testei. Se você tem um PC, tente ajuda de alguém com um Mac!
– Feche o LR, abra o LRViewer e selecione abrir o catálogo que você acabou de duplicar.
– Vá até a pasta onde estão as imagens que quer salvar, selecione todas e vá em Menu>File>Export JPEGs…
Funcionou comigo. Se os previews que você tinha no Lightroom eram 1:1 você poderá salvar sua pele! Se forem menores, talvez já quebrem um galhão!
CAMINHO 2, Exportar para Web
Exportar para WEB é até mais simples, mas talvez você não recupere o preview JPEG em seu tamanho máximo. É possível construir um website apenas com os previews existentes no LR. No módeulo WEB criei um site, com imagens em tamanho relativamente grandes e exporte o site em seu desktop. Depois abra a pasta do site>content>images>large
Bem mais simples mas talvez as imagens não estejam tão grandes quanto as do primeiro caminho.
Mas lembre-se: Faça sempre backups de seus arquivos e evite tudo isso!! Mais cedo ou mais tarde os HDs param de funcionar!!
Gisele
11 de outubro de 2011 @ 20:09
Adorei a dica…e muito animador saber que um dia eles param de funcionar!! O HD morre, o dvd não abre… muito fácil trabalhar assim, não?!
Marcos Issa
12 de outubro de 2011 @ 12:08
Gisele, não, nada animador, tudo muito real. HDs e DVDs duram muito pouco, morrem repentinamente e custa caro reproduzi-los e migrar para novas mídias, mas muito pior é perder os arquivos! Tentar recuperar um HD doente pode custar muito mais que um HD novo! Recomendo ler “O Dilema DIgital“, que pode ser baixado em PDF no site da Cinemateca Brasileira! Bjs e sorte!