Momento Kodak :-(

Após 131 anos de vida a Kodak pediu concordata. Para todos nós fotógrafos, que durante tantos anos víamos a Kodak como sinônimo de fotografia, a número um do mundo, hoje é um momento de reflexão.

Mina primeira câmera, uma Kodak Instamatic 33!


O pedido de concordata da empresa, não é uma surpresa, mas algo a se pensar. Como a empresa número um, que inventou a película fotográfica, que criou a primeira câmera digital em 1975, consegue, numa época que mais se fotografa, entrar em concordata?
São questões profundas, mas arriscaria dizer que a empresa acomodou-se em um leito de louros. Qualquer um poderia fabricar câmeras digitais com chips baratos, mas não uma câmera de filmes barata. A Kodak prolongou seus esforços no que já era sucesso, ao invés de pensar em se reinventar logo.
Isso também acontece com muitos de nós, que achando “ser o tal” acomoda-se, e perde o bonde da história. Com os fotógrafos não foi diferente, conheço inúmeros colegas que escolheram assistir a evolução tecnológica de camarote, acomodados. Hoje sentem a água bater na bunda. Mas acho que sempre há tempo, a roda não para de girar. Espero que a Kodak consiga sua recuperação financeira, salvando o emprego de 19 mil funcionários e quem sabe, nos oferecendo ainda, alguns objetos de primeira necessidade, como foram o Kodackrome e o Tri-x!

PS: Sua ex-rival, a Fuji, fabrica hoje objetos de desejos como a FinePix 100x, com desenho retrô e cheia de inovacão tecnológica! Os novos sensores Fuji prometem!