Robert Capa sob suspeita

Agora que a foto mais famosa de Capa está sob suspeita de ser “montada”, o que pensar?
robert_capa

Pesquisadores espanhóis acreditam que o miliciano não tenha sequer sido baleado e também que a foto fora feita em outro lugar. O assunto foi inicialmente posto pelo periódico espanhol “La Razón“.
Os argumentos são bastante fortes, vão desde a descoberta de outra foto feita no mesmíssimo lugar, a dúvidas sobre o modo de como o corpo teria caído, ou a posição quase improvável do fotógrafo, em meio ao fogo cruzado. Vale a pena ver o programa “Caso Aberto”, sobre o assunto. (A REPORTAGEM SOBRE O CAPA COMEÇA AOS 9 MINUTOS)

Já vi muitas fotos serem esquentadas por editores, fantasiando situações (lembram da foto recente do Obama olhando a bunda da brasileira?) e inventando legendas inexistentes. As fotos do Capa são fantásticas, e continuarão sendo, mesmo “armadas”. Mas o que entra em discussão não é a qualidade das imagens, mas a questão ética.
Teria Capa, armado deliberadamente esta imagem, para causar comoção e ajudar a por fim a guerra civil espanhola? Neste caso a “mentira” se justifica? Ou a foto apenas foi esquentada pelos editores das revistas Vu e Life, que teriam inventado uma legenda fantasiosa? Se a segunda hipótese estiver correta, porque Capa nunca desmentiu a história?
(Veja mais este artigo do site Liberdad Digital Sociedad)