Reproduzindo cromos e negativos
Atualmente não utilizo mais meu escaner Nikon LS-4000. Por culpa do TTanaka, que demorou 9 meses para consertá-lo, aprimorei a reprodução de slides e negativos, e agora praticamente abandonei o escaner. Fotografo os slides e negativos, cor e P&B em RAW e trato no Lightroom. O trabalho é mais rápido e muitas vezes, melhor que o resultado do escaneamento.
No início, usei um velho (e põem velho nisso) visor de slides, daqueles manuais que você coloca o slide, aperta e acende uma luzinha….Retirei a parte da luzinha, encaixei em um caixa de papelão recortada e iluminei por trás com flash rebatido na parede branca. Dava algum trabalho, pois a posição da câmera no tripé precisava ser absolutamente paralela.
Depois busquei nas lojas de usados, aqueles velhos duplicadores de slides. Não encontrei (aonde foram parar?) e descobri na BH, este duplicador que encaixo na lente macro, 100mm e faço as reproduções com mais facilidades. Basta acertar enquadramento e apontar para um flash com difusor, fotometrando corretamente.
Dica: O duplicador que comprei só enquadrou corretamente ao combinar a câmera full frame com a lente 100mm. Existem outros duplicadores com zoom. Veja duplicadores na BH
Importo os arquivos RAW para o Lightroom e, partindo de predefinições de tratamento existentes, rapidamente faço os ajustes necessários. (veja o artigo anterior e baixe as predefinições para inversão de negativos cor e P&B)
Ivan de Almeida
30 de março de 2009 @ 13:11
Muitíssimo útil.
Há desses duplicadores de slides no ebay.
Pergunto: como você faz para fazer o filme ficar perfeitamente plano, e como você faz para escanear tiras de negativos sem cortá-los.
admin
30 de março de 2009 @ 15:11
Ivan,
Quando coloco no duplicador o cromo, não tem este problema. Para tiras de negativos, duas soluções: Uso a régua do escaner ou então, simplesmente, corto a tira e coloco em moldura de slide.
Abs
Marcos
Andrey
23 de fevereiro de 2011 @ 09:25
Muito interessante, e muito util bem bacana!